quarta-feira, 4 de março de 2009

Não deixe seu filho levar bactérias para o lanche


Texto do Doutor bactéria

As férias acabaram, a criançada se divide em dois pensamentos, o primeiro relacionado com a tristeza do final das férias, o segundo com a expectativa do retorno às aulas, rever amigos, novos professores e material escolar.

Por falar em material escolar, as lojas trazem inúmeras ofertas, e uma delas nos causa sempre uma dúvida: qual o tipo ideal de lancheira?

Muitas vezes nos deixamos levar por personagens de histórias em quadrinhos, desenhos animados ou até outros relacionados a modismos.

Deparamos com dois tipos, em geral:

- Lancheiras não-térmicas
- Lancheiras térmicas


Qual a melhor? Esta escolha nos faz esbarrar no tipo de alimento que pretenderemos oferecer aos nossos filhos e, neste caso, a conservação desses alimentos é fundamental para essa escolha.

Para entender como conservar os alimentos, precisamos explicar o que são alimentos perecíveis e não-perecíveis.

Alimentos perecíveis, ou de alta perecibilidade, são aqueles que podem apoiar o crescimento de microrganismos que causam enfermidade humana, permanecendo dentro da temperatura chamada “ZONA DE PERIGO”, entre 4 e 60 graus Celsius, ou, mais propriamente, entre 10 e 45 graus Celsius.

ALIMENTOS PERECÍVEIS

· Carnes cozidas, aves, pescados, ovos
· Leite, creme, queijos cremosos
· Iogurte e outros laticínios
· Legumes cozidos (batatas, feijões verdes, todos legumes, milho, ervilhas, espinafre etc.)
· Macarrão cozido (talharim, arroz, lasanha etc.)
· Pudim, sopas, tortas de creme, bolos caseiros recheados com creme, sucos vegetais
· Sanduíches contendo frios (por exemplo, presunto, queijo prato ou mussarela)

Alimentos não-perecíveis, ou de baixa perecibilidade, são aqueles que não apóiam o crescimento de microrganismos que causam enfermidade humana. Podem ser mantidos a temperatura ambiente por mais de duas horas, não causando enfermidades. O crescimento de bolores e leveduras é possível em alguns desses alimentos se permanecerem por vários dias, não devendo ser consumidos se isso acontecer. Modificações na qualidade do produto podem acontecer, como diferenças de odor e sabor, se ficarem fora da refrigeração por uma semana ou mais. Alguns fabricantes escrevem na etiqueta do produto: “PARA MELHOR QUALIDADE, MANTENHA REFRIGERADO”.

ALIMENTOS NÃO-PERECÍVEIS

· Legumes crus
· Frutas cruas
· Pães
· Geléias
· Doces, frutas em conserva, tomates em conserva
· Pepinos em conserva, mostarda, catchup
· Alimentos enlatados e não abertos
· Sucos e achocolatados em embalagem longa vida (não abertos), refrigerantes
· Potes com alimentos, não abertos
· Queijos duros como suíço e parmesão Pão
· Alface
· Maionese comercial, molho de salada
· Frutas secas, passas, legumes secos, carne seca
· Biscoitos, barras de cereais, doces, bolo sem recheio ou glacê perecível
· Torta, exceto torta de creme
· Manteiga de amendoim

LANCHEIRAS NÃO-TÉRMICAS

Sendo esta a sua opção, você deverá chegar em frente à geladeira, abrir e repetir esta frase:

- Tudo que está aqui dentro não poderei colocar na lancheira de meu filho.

Exatamente, se os alimentos em sua casa precisam permanecer sob refrigeração, por que, quanto colocados em uma lancheira, não necessitarão mais?

Nesse caso, as suas opções somente poderão ser os alimentos não-perecíveis.

LANCHEIRAS TÉRMICAS

Apresenta um material macio, geralmente branco, com baixa capacidade de troca térmica com o ambiente. Nesse caso, estaremos simulando uma geladeira com a função de manter os alimentos refrigerados. É importante saber que, se não colocarmos um doador de frio dentro delas (bolsa térmica gel reutilizável, por exemplo), será como uma geladeira desligada. Nesse caso, vai funcionar exatamente como uma lancheira não-térmica.

Devemos adicionar esse doador de frio (congelado) quando prepararmos a lancheira. No retorno da escola, precisamos lavar essa bolsa térmica e colocar novamente no freezer para uso no dia seguinte. Nesse caso, não existe limitação para alimentos perecíveis ou não-perecíveis pois, estará sendo simulada uma verdadeira geladeira de transporte.

No caso de sucos de frutas, adicione em garrafas térmicas. É importante que seja adicionado já gelado pois não devemos colocar pedras de gelo pelo risco de quebra da parte interna desse utensílio. Não é indicada a colocação de leite ou achocolatado em garrafas térmicas.

Deste modo, os alimentos perecíveis manter-se-ão com qualidade por pelo menos seis a oito horas, tempo suficiente para a criançada se servir desse alimento sem riscos para a sua saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário